Resenha: Se Eu Ficar – Gayle Forman

PSX_20150926_152253Sinopse: “A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.”PSX_20150926_152636

Se Eu Ficar é uma história romântica, dramática e divertida. É bem contraditório, mas é isso mesmo. Chorei rios assistindo o filme que por sinal vi antes do livro. ~voltando a falar do livro~ Ele te passa uma sensação de leveza mostrando uma história de amor, mas ao mesmo tempo carrega dramas fortes em relação a família e a sua importância, a amizade e as escolhas que tomamos em nossa vida.

A história é narrada por Mia e é intercalando acontecimentos passados e presentes. A Mia de verdade e o” fantasma” da Mia. É um pouco chato essa coisa de flashback, mas o livro começa praticamento do acidente e você não recebe muita informação para entender os acontecimentos passados, conhecer os personagens e enfim. É isso que torna os flashbacks essenciais, porque ele ajuda o leitor a se situar e entender o porquê disso e daquilo. São intercalados os dramas passados e os atuais de sua vida.

“A vida é uma grande, gigantesca,confusão. Mas essa é também a beleza dela.”

Sobre os personagens, a Mia parece um pouco sem graça e as vezes até irritante. Contudo, ao decorrer da leitura é possível compreender a personagem. O Adam é aquele tipo de cara misterioso, estrela do rock e fofo ao mesmo tempo. Eu não entendo como um personagem consegue ser tão amorzinho; ele tem cara de ser durão, mas nas cenas na qual eu mais me emocionei ele estava presente, ele é muito sensível. A família dela é toda punk e emo gótico das trevas, eles são divertidos demais! E sua melhor amiga, Kim, é a amiga que todos queriam ter.

“Por que eu tenho o sentimento de que você está prestes a mudar a minha vida?”

“Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você”

Quando acabei de ler fiquei apaixonada por violoncelo, queria muito escutar e aprender a tocar. O livro trabalha a música de maneiro muito sentimental, sabe? Ele consegue fazer com que você sinta as notas da música e escute os segredos que elas estão revelando. (momento poético, haha).

“Mas eu continuo aqui. E continuo perdidamente apaixonado por você.”

Agora o momento da verdade: Se você for ler o primeiro livro, imediatamento compre o segundo. Já que a historia continua em Para onde ela foi, o final de Se Eu Ficar é muito aberto. Você  vai ficar desesperado por respostas. A minha sorte foi que eu tinha comprado logo os dois. ufa!

Fiz esses flocos de neve com papel para ajudar nas fotos, já que o livro se passa no inverno. Primeira fez que fiz um, não foi o melhor resultado haha
Fiz esses flocos de neve com papel para ajudar nas fotos, já que o livro se passa no inverno. Primeira fez que fiz um, não foi o melhor resultado haha

Eu gostei bastante do livro, mas as vezes acho que prefiro o filme. Alguém concorda? 

PSX_20150926_152711Os detalhes do capítulos são lindos!!! E todos os outros elementos do livro também! Me arrependi de não ter marcado com post it todos os trechos, reflexões e frases que eu amei, porque são muitos e é difícil de achar depois. Prepare uma caixa de lenço, uma playlist com musica clássica e boa leitura!PSX_20150926_152841

Obs: Passei um tempinho fora do blog e de redes sociais porque tive problemas com meu celular e tive que restaurar. Perdi minhas fotos e consequentemente alguns post para o blog que estava planejando fazer com essas. Infelizmente, estou sem celular de novo e tirei as fotos do post com o celular do meu pai. Mas, entretanto, contudo e todavia: estou de volta! Espero conseguir manter  frequência por aqui!

O que achou do livro? Prefere livro ou filme? E os personagens?

Compartilhe sua opinião nos comentários! 

Obrigada ❤

Facebook 🌈 Instagram  🌈 Snapchat: leticiamonalisa 🌈

3 comentários em “Resenha: Se Eu Ficar – Gayle Forman

Deixe um comentário

